Arena Pernambuco
- Gerenciamento e Controle de Qualidade de Obra
- Cidades e Edificações
Ficha Técnica
Cliente: Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 – SECOPA
Localização: São Lourenço da Mata/PE
Características técnicas: O empreendimento possui uma área construída de 129 mil m², com as fundações formadas de sapatas apoiadas diretamente sobre o solo e estacas tipo raiz, moldadas in loco. Foram utilizadas as seguintes técnicas:
1. A fundação inicial usou cimento CP-lI F com metacaulim para prevenir reações álcali-agregado, com concretos de 30 MPa e 40 MPa. Após isso, foram testados os cimentos CP-III 40 e CP-IV 32 RS, escolhendo-se o CP-IV 32 RS pela sua eficiência e eliminação da necessidade de aditivo mineral. Para a estrutura acima do solo, foi usado o cimento CP-lI F, ajustando as composições para melhorar a facilidade de manejo, o tempo de lançamento e a resistência inicial, o que permitiu reduzir prazos de desforma e retirada de cimbramento;
2. A cobertura da arena foi executada com aço importado da Espanha, tendo sido escolhida por sua estética e eficiência de prazo. A estrutura em aço foi fixada sobre 68 pilares metálicos nas alas sul e leste, sustentando 22 módulos montados previamente no solo com telhas, forros e vidros. Esses módulos foram içados por um guindaste de 400 toneladas para a instalação final; e
3. A terceira técnica, trazida da Alemanha, substituiu o tratamento tradicional com vidro e alumínio por EFTE, uma membrana plástica tensionada, que foi utilizada também no Allianz Arena e no Cubo d’Água dos Jogos Olímpicos de Pequim. O EFTE é um plástico translúcido que varia em cor com a iluminação, melhorando a comunicação visual e a difusão de publicidade.
A Arena Pernambuco está localizada a 19 km do Marco Zero do Recife e do Aeroporto dos Guararapes e a 3 km do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) estando situado às margens da Rodovia BR-408, no Município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife. É o único estádio entre as 12 sedes que não está situado dentro da área urbana e visa liderar o processo de ocupação e desenvolvimento da região. Assim, foi projetado para se integrar com o ambiente natural ao redor e com futuros projetos de desenvolvimento. O Estádio conta com 13 entradas, 08 rampas de acesso, 08 elevadores e de 13 escadas rolantes, possuindo capacidade para 46 mil lugares entre arquibancadas, camarotes e cadeiras especiais, e 63 mil pessoas para eventos musicais (com o uso do gramado), com a disponibilidade de 4.700 vagas para estacionamento, das quais 200 são para ônibus e veículos pesados.