Duplicação da Rodovia BR-101/PE

  • Logística e transporte
  • Gerenciamento e Controle de Qualidade de Obra
  • Desapropriação
  • Meio Ambiente
  • Mobilidade Urbana

Ficha Técnica

Serviço: Projeto Executivo e Supervisão das Obras de Duplicação, Restauração e Adequação de Capacidade da Rodovia BR-101/PE (Corredor Nordeste), Trecho: Div. PB/PE – Entr. PE-035 (Igarassu), Segmento Km 0,00 – Km 41,40, com 41,40Km de extensão, Lote 06.

Cliente: Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT SR/PE

Localização: Abrange os Municípios de Goiana, Araçoiaba e Igarassu.

Características Técnicas: Os serviços contemplaram a elaboração e supervisão da implantação de 08 obras de arte especiais dentre as quais 06 foram pontes e 02 viadutos, além da restauração com alargamento e reforço estrutural dessas mesmas obras. Visando à segurança da população, nos locais de maior fluxo de pedestres foram implantadas as seguintes passarelas: 01 em Goiana, 01 em Botafogo e 02 em Igarassu, como também para os usuários da rodovia, foram implantadas vias marginais nas 3 travessias urbanas (Goiana, Botafogo e Igarassu). Foram executadas contenções de aterro em taludes com estruturas em solo reforçado. Durante as sondagens mistas foram identificados bolsões de argila orgânica mole, na Várzea de Goiana, como é conhecida, com espessuras de até 19 m, sendo necessário soluções especiais para aterros em solo mole com a remoção do solo na ordem de 3 m e reaterro com areia até 0,6 m acima do terreno natural ou pré-carregamento com sobrecarga temporária, utilizando-se de geodrenos e geogrelhas que facilitaram o adensamento do solo. Durante a execução da obra foi necessário o monitoramento e instrumentação, com a interpretação dos resultados das deformações, durante a execução da obra. Também foram construídas colunas de Jet Grouting, em 200m neste mesmo segmento da Várzea de Goiana. Na cabeceira da Ponte sobre o Canal Goiana a existência de solo mole necessitou de solução especial com a execução de aterro leve em EPS (isopor).

Foram implantadas passagens inferiores, que se assemelham a túneis, para segregação de tráfego dos caminhões: 02 para a Usina Maravilha, 01 para Usina São José e 01 para CAIG.

A estrutura do pavimento da pista nova é composta de placa de concreto de 22 cm sobre 10 cm de CCR. O pavimento das alças de acessos e interseções é do tipo flexível.

Foram implantadas valetas de proteção, sarjeta de corte, sarjeta trapezoidal, descidas d’água de aterro, caixa coletora; dissipadores de energia, dreno profundo, dreno subsuperficial, bueiros tubulares e celulares. As obras complementares constituíram-se de cercas, paradas de ônibus com abrigo de passageiros, calçada de pedestres e barreiras New Jersey. A sinalização horizontal contou com pinturas de faixas, setas, símbolos, zebrados e faixas de pedestres; e a vertical com placas de sinalização com suportes metálicos e poliméricos, delineadores e marcadores de obstáculos, além de pórticos, semipórticos e defensas laterais.

Por ser um trecho ondulado/montanhoso, que já apresentava alguns segmentos em terceiras faixas, a implantação das obras de duplicação da rodovia BR-101/PE, no trecho em tela, representou uma melhoria significativa na segurança viária, segurança da população local, além da diminuição do tempo de viagem. Neste segmento, as

travessias urbanas foram contempladas com as melhorias advindas de uma duplicação, inclusive com a implantação de passarelas e vias marginais, para oferecer maior segurança e conforto para a população. A BR-101 é considerada o maior corredor de tráfego do Nordeste e a sua duplicação alavancou a economia dos municípios de Goiana, Igarassu e a Vila Botafogo.

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