Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

D
u
p
l
i
c
a
ç
ã
o
d
a
R
o
d
o
v
i
a
B
R
-
2
3
0
/
P
B

  • Logística e transporte
  • Gerenciamento e Controle de Qualidade de Obra
  • Desapropriação
  • Mobilidade Urbana

Ficha Técnica

Serviço: Supervisão das obras de adequação de capacidade, segurança e ambiental da rodovia BR-230/PB, do km 2,00 ao km 28,10, Trecho: Cabedelo – Div. PB/CE, Subtrecho: Início Duplicação (Cabedelo) – Entr. BR 101(A). Extensão: 26,10 km – Lote único.

Cliente: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT SR/PB

Localização: Abrange os Municípios de Cabedelo e João Pessoa

Características Técnicas: O referido segmento da rodovia BR-230/PB possui classe II e uma velocidade diretriz de 80 km/h. O solo predominante da região é do tipo silte arenoso, tratando-se de um segmento integralmente urbano, portanto, com pequenos cortes e aterros ao longo do seu traçado. A estrutura do pavimento da pista nova é composta por uma sub-base de solo estabilizado granulometricamente, com espessura de 15 cm, base em BGTC com 15 cm, um TSD, além de um CBUQ com espessuras variando entre 4 cm e 10 cm. O pavimento das vias marginais, alças de acesso e interseções também é do tipo flexível, com estrutura semelhante à pista principal, possuindo uma camada de CBUQ com espessura variando entre 4 cm e 7 cm. Foram implantadas sarjetas em plataforma, caixas coletoras de sarjeta, dissipadores de energia, bueiros celulares e tubulares, simples e duplos, além de canaletas de acúmulo e escoamento. Em relação às OAE’s, foram implantadas 4 novas obras, sendo 4 viadutos para eliminação de retornos em nível, totalizando 5.800 m de extensão, entre aterros reforçados para acesso e estrutura propriamente dita. Atualmente, encontram-se em execução mais 2 viadutos com o mesmo propósito, além de 7 passarelas de pedestres em estrutura metálica. As obras complementares constituem-se de cercas, paradas de ônibus com abrigo de passageiros, ciclovia, calçada de pedestres e barreiras New Jersey. A sinalização horizontal conta com pinturas de faixas, setas, símbolos, zebrados e faixas de pedestres; e a vertical com placas de sinalização com suportes metálicos e poliméricos, delineadores e marcadores de obstáculos.

As obras de adequação da capacidade e segurança da rodovia BR-230/PB figuram como uma das obras mais importantes para a mobilidade urbana na Grande João Pessoa e no Estado da Paraíba. A fase atual do empreendimento corta o Município de Cabedelo desde o km 2 até o km 13,34 e, quando concluída, permitirá uma fluidez do trânsito que atravessa o Município em direção ao Porto e à zona das praias.

O empreendimento atenderá diretamente a população de Cabedelo, estimada em cerca de 68.000 habitantes e indiretamente à população de João Pessoa, estimada em cerca de 817.000 habitantes, transformando a atual BR-230 numa via expressa com três faixas em cada sentido, vias marginais direita e esquerda, interseções em diferentes níveis, calçadas, ciclovia e sete passarelas de pedestres.

A média de tráfego do trecho é de 45 mil veículos por dia, com pico de 84 mil ao dia em alguns segmentos. Destes, cinco mil automóveis são de carga, o que corresponde a 6,7% do total estimado e tem como principal destino o Porto de Cabedelo.

Além da fluidez no trânsito, a conclusão das obras culminará numa valorização da região atendida, uma vez que esta passará a contar com um sistema moderno e eficiente, pensado tanto para o rápido deslocamento automotor quanto para o deslocamento de pedestres e ciclistas.

O prazo estimado para a conclusão do segmento compreendido entre os km 2 e 13,34 é novembro de 2026.

Galeria

Conheça nossas áreas de atuação

Conheça