Duplicação da Rodovia BR-230/PB

  • Logística e transporte
  • Gerenciamento e Controle de Qualidade de Obra
  • Desapropriação
  • Mobilidade Urbana

Ficha Técnica

Serviço: Supervisão das obras de adequação de capacidade, segurança e ambiental da rodovia BR-230/PB, do km 2,00 ao km 28,10, Trecho: Cabedelo – Div. PB/CE, Subtrecho: Início Duplicação (Cabedelo) – Entr. BR 101(A). Extensão: 26,10 km – Lote único.

Cliente: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT SR/PB

Localização: Abrange os Municípios de Cabedelo e João Pessoa

Características Técnicas: O referido segmento da rodovia BR-230/PB possui classe II e uma velocidade diretriz de 80 km/h. O solo predominante da região é do tipo silte arenoso, tratando-se de um segmento integralmente urbano, portanto, com pequenos cortes e aterros ao longo do seu traçado. A estrutura do pavimento da pista nova é composta por uma sub-base de solo estabilizado granulometricamente, com espessura de 15 cm, base em BGTC com 15 cm, um TSD, além de um CBUQ com espessuras variando entre 4 cm e 10 cm. O pavimento das vias marginais, alças de acesso e interseções também é do tipo flexível, com estrutura semelhante à pista principal, possuindo uma camada de CBUQ com espessura variando entre 4 cm e 7 cm. Foram implantadas sarjetas em plataforma, caixas coletoras de sarjeta, dissipadores de energia, bueiros celulares e tubulares, simples e duplos, além de canaletas de acúmulo e escoamento. Em relação às OAE’s, foram implantadas 4 novas obras, sendo 4 viadutos para eliminação de retornos em nível, totalizando 5.800 m de extensão, entre aterros reforçados para acesso e estrutura propriamente dita. Atualmente, encontram-se em execução mais 2 viadutos com o mesmo propósito, além de 7 passarelas de pedestres em estrutura metálica. As obras complementares constituem-se de cercas, paradas de ônibus com abrigo de passageiros, ciclovia, calçada de pedestres e barreiras New Jersey. A sinalização horizontal conta com pinturas de faixas, setas, símbolos, zebrados e faixas de pedestres; e a vertical com placas de sinalização com suportes metálicos e poliméricos, delineadores e marcadores de obstáculos.

As obras de adequação da capacidade e segurança da rodovia BR-230/PB figuram como uma das obras mais importantes para a mobilidade urbana na Grande João Pessoa e no Estado da Paraíba. A fase atual do empreendimento corta o Município de Cabedelo desde o km 2 até o km 13,34 e, quando concluída, permitirá uma fluidez do trânsito que atravessa o Município em direção ao Porto e à zona das praias.

O empreendimento atenderá diretamente a população de Cabedelo, estimada em cerca de 68.000 habitantes e indiretamente à população de João Pessoa, estimada em cerca de 817.000 habitantes, transformando a atual BR-230 numa via expressa com três faixas em cada sentido, vias marginais direita e esquerda, interseções em diferentes níveis, calçadas, ciclovia e sete passarelas de pedestres.

A média de tráfego do trecho é de 45 mil veículos por dia, com pico de 84 mil ao dia em alguns segmentos. Destes, cinco mil automóveis são de carga, o que corresponde a 6,7% do total estimado e tem como principal destino o Porto de Cabedelo.

Além da fluidez no trânsito, a conclusão das obras culminará numa valorização da região atendida, uma vez que esta passará a contar com um sistema moderno e eficiente, pensado tanto para o rápido deslocamento automotor quanto para o deslocamento de pedestres e ciclistas.

O prazo estimado para a conclusão do segmento compreendido entre os km 2 e 13,34 é novembro de 2026.

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