Ponte Binacional do Rio Oiapoque / AP
- Gerenciamento e Controle de Qualidade de Obra
- Cidades e Edificações
- Mobilidade Urbana
- Meio Ambiente
- Desapropriação
Ficha Técnica
Serviço: Projeto Básico de Engenharia e Supervisão das obras de Construção da Ponte Internacional Sobre o Rio Oiapoque, ligando o Brasil (Oiapoque) e a Guiana Francesa (Saint-Georges) e as Instalações de Fronteiras.
Cliente: Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT SR/AP
Localização: Oiapoque (Brasil) – Saint Georges (Guiana Francesa)
Características Técnicas: A Ponte Internacional do Oiapoque possui um comprimento total de 378 m, sendo composta por um tabuleiro estaiado de 345 m e duas caixas de equilíbrio de 16,50 m. A estrutura conta com dois mastros de 86 m de altura, formando duas torres em forma de “H” até a altura do tabuleiro. A plataforma da ponte tem 13,70 m de largura, incluindo uma seção transversal com um passeio para pedestres de 2,52 m. As fundações da ponte são do tipo Tubulão a Ar Comprimido (Projeto Executivo), feitas de concreto armado com um diâmetro de 2,0 m.
Além da elaboração do projeto básico e da supervisão da construção da ponte, a Maia Melo coordenou e elaborou os estudos ambientais na forma de EIA-RIMA. Este trabalho envolveu um conjunto de atividades técnicas, incluindo o levantamento de recursos naturais e antrópicos, a elaboração de um diagnóstico ambiental, a previsão e avaliação de impactos significativos, e a indicação dos Programas Básicos Ambientais (PBA), que definiram medidas mitigadoras, compensatórias e de monitoramento dos impactos ambientais.
Oiapoque é uma região estratégica de fronteira entre o Mercosul e o Mercado Comum Europeu e a implantação da Ponte sobre o Rio Oiapoque teve como objetivo ser um elemento indutor para o estreitamento das relações culturais e comerciais entre os dois mercados, favorecendo as condições para o desenvolvimento em ambos os lados da fronteira.