Ponte Salvador – Ilha de Itaparica / BA

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Ficha Técnica

Serviço: Elaboração do Projeto Básico de Engenharia para Construção da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica, Acesso aos Sistemas Viários e Reconfiguração da BA-001 no Trecho situado na Ilha de Itaparica.

Cliente: Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia – SEINFRA

Localização: Bahia

Características técnicas: A Ponte sobre a Baía de Todos os Santos interliga a cidade de Salvador e a Ilha de Itaparica, possuindo 12,36 km de extensão total sobre o mar, com 404.161,20 m² de área de tabuleiro, 144 apoios e 143 vãos e 02 trechos estruturais bem definidos: Trecho Estaiado de 1.000 m de comprimento, onde possui seção transversal de 36,00 m de largura, apresentando uma área de tabuleiro estaiado de 36.000,00 m² e trecho de vãos de aproximação de 11.363 m de extensão com seção transversal de 32,40 m, apresentando uma área de tabuleiro 368.161,20 m². As fundações são compostas de 938 estacas de grande diâmetro, f 200 cm, f 220 cm e f 250 cm, executadas com camisa metálica perdida (espessuras de 10 mm, 11 mm e 12,5 mm) e com embutimento em rocha de 7 a 11 m cada, totalizando 52.229 m de estacas. Possui 2 pistas de tráfego separadas por barreira rígida e áreas de emergência para pedestres, uma em cada lateral do tabuleiro. Cada pista de tráfego possui 3 faixas de rolamento e 1 acostamento.

O projeto básico da Ponte Salvador – Itaparica, abrangeu meticulosamente a estrutura, fundações, geometria, drenagem, arquitetura, método construtivo, modelagem numérica dos estágios construtivos, cálculo de impacto de ventos e proteção de pilares no trecho navegável. Redes de simulação foram utilizadas para estudar o tráfego, com o projeto dividido em duas fases: Estudos Preliminares e Anteprojeto. Para a pavimentação, o anteprojeto previu pistas de 7,20 m de largura, acostamento e canteiro central de 3 m cada, uma faixa de segurança de 1 m, canteiros de 0,70 m e ciclovia de 2 m. Foram realizadas mais de 300 desapropriações para viabilizar o projeto.

A concepção de conexão viária entre a Ponte Salvador-Itaparica e o Sistema Viário de Salvador, em especial com a nova Via Expressa Baia de Todos os Santos (VEBTS) contempla a construção de 6 (seis) alças viárias, incluindo viários, viadutos e 2 (dois) novos túneis, com extensão total de 4,22 km.

O projeto visa impulsionar o desenvolvimento econômico e social na Ilha de Itaparica e no Recôncavo Baiano, criando um eixo de crescimento para a Região Metropolitana de Salvador. A Ponte conectará Salvador à margem oposta da Baía de Todos-os-Santos e às importantes rodovias BR-101 e BR-116, encurtando distâncias e reduzindo o tempo de deslocamento de veículos. Estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas, com melhorias na conectividade e na qualidade de vida.

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