Ponte sobre o Rio Matapi / AP

  • Logística e transporte

Ficha Técnica

Serviço: Elaboração do Projeto Executivo para a Construção da Ponte sobre o Rio Matapi.

Cliente: SETRAP-AP

Localização: Macapá/ AP

Características técnicas: A Ponte sobre o Rio Matapi localiza-se na rodovia AP-010 e interliga a cidade de Macapá à cidade de Mazagão, no Amapá. O comprimento total da ponte é de 612m e é constituída por dois tipos de sistemas construtivos: pelo método dos balanços sucessivos e em vigas pré-moldadas para os vãos isostáticos. O trecho em balanços sucessivos é constituído por 5 vãos, sendo 3 vãos centrais de 100m cada e 2 vãos laterais de 60,48m cada, em seção unicelular. Para os trechos em vigas pré-moldadas, ou seja, os vãos laterais, são constituídos por 2 vãos de 38m, no lado da cidade de Mazagão e por 3 vãos de 38m, no lado da cidade de Macapá. O tabuleiro tem largura total de 12,77m, contemplando em 2 faixas de rolamentos em mão-dupla e uma passagem de pedestres somente de um lado medindo 2,52m. Nos trechos em balanços sucessivos, a superestrutura se apoia nos pilares, tipo lâminas, duplos. Nos demais trechos, a superestrutura é apoiada em um pilar único, para cada apoio.

O projeto executivo da ponte sobre o Rio Matapi, na AP-010, elaborado pela Maia Melo em colaboração com a SETRAP, envolveu estudos detalhados das características morfológicas da bacia do rio, do regime hidroclimatológico e vazões. A localização da ponte foi determinada com base em seções transversais com batimetria, destacando a proximidade do canal principal do rio com a margem esquerda. Esses estudos garantiram a segurança e viabilidade da construção. Além das condições hidrológicas, foi analisado o fluxo de embarcações como balsas, empurradores e lanchas, essenciais para o comércio local, transporte populacional, trabalho, lazer e turismo.

A Ponte sobre o Rio Matapi, nomeada Ponte Washington Elias dos Santos e mais conhecida como Ponte da Integração, foi inaugurada em 12 de dezembro de 2016, tornano-se um elo vital entre os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, encerrando 50 anos de travessia feita por balsas. A ponte contribui diretamente para o escoamento das produções agrícola, artesanal e extrativista dos municípios locais e do sul do estado.

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